quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Falta de informação...




Há uns dias atrás, a quando da minha estadia no Geres, decidi ir em busca de informação junto de uma das Portas do PNPG.

O meu objectivo era de procurar informação sobre o POPNPG (Plano Ordenamento Parque Nacional Penda-Geres). Quando lá cheguei deparei-me com uma funcionaria, não muito simpática. Dirigi me então ate ela e pedi lhe algumas informações. Acontece que vim ainda mais confuso do que quando lá cheguei. Para expor esta situação vou aqui relatar o dialogo que tivemos, que não deu em nada:

EU- Bom dia.

Funcionaria- Bom dia.

Eu- Será que me poderia ajudar?

Funcionaria- Diga o que deseja saber...

Eu- Queria saber se tem mapas com o plano de ordenamento do parque.

Funcionaria- Não, não temos. Para que quer isso?

Eu- Bem, eu gostaria de visitar algumas áreas do parque. mas constou me que existem aéreas que só com autorização é que lá se pode ir...

Funcionaria- Diga me onde quer ir e talvez eu o possa ajudar..

Eu- Eu gostaria de ir às Minas dos Carris...(nesta fase fui logo interrompido de forma abrupta)

Funcionaria- Proibido, E proibido visitar essa aérea. Não deve nunca ir lá!!! Nem pense em lá ir!!

Eu- Mas eu...

Funcionaria- Esqueça isso, opte por visitar outros locais. A serra tem muito mais para ver.

Eu- Desculpe, deixe me falar. Eu fui informado por pessoas que conhecem bem a serra e o seu plano de ordenamento, que as minas se encontram fora da aérea de protecção total. O meu objectivo ao vir aqui era de adquirir um mapa da área em questão, para poder traçar uma rota de forma a evitar passar por zonas as quais não estarei autorizado a passar.

Funcionaria- Mas você não precisa de mapa, pois todas as aéreas proibidas estão assinaladas por placas espalhadas pela serra. E se você quer tanto ter acesso a esses mapas terá de se dirigir à sede do parque nacional em Braga. Hoje não, pois como e fim de semana eles estão fechados...

Eu- Então imagine se que eu venho passar aqui um fim de semana. Como e que faço para aceder a este tipo de informações?

Funcionaria- Não sei. Eu aqui não disponho de informação suficiente para poder ajuda-lo mais...

Eu- Mas espere la! Diz-me que não tem informação, mas no entanto diz me que não posso ir aos carris!! Afinal tem ou tem informação que me possa dar??

Funcionaria- Se quer assim tanto saber sobre o plano de ordenamento terá de contactar a sede do PN em Braga. Posso lhe dar um contacto telefónico ou mail...

Eu- Deixe-me la então o numero, talvez eu entre em contacto nos próximos dias.

Funcionaria- Aqui tem o numero. Não vá aos Carris, pois está em zona proibida e também não deve ter la nada de interesse. Deseja mais alguma coisa?

Eu- Não, não. Acho que já sei o suficiente. Ou menos ainda do que quando cá cheguei. Tenha um bom dia. Obrigado.

Fiquei a saber o mesmo. Bem, fiquei a saber que se eu quisesse saber alguma coisa, teria de esperar pela Segunda-feira ou então ir à procura de um daqueles guarda florestais que por lá andam...

2 comentários:

  1. Com esta concordo mesmo, já mais que uma vez que me deparei com situações parecidas...falta mesmo mais e melhor informação sobre o belo Gerês :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente este relato e mais um. Eu acabei por obter a informação, mas tive de andar pela Internet a vasculhar aqui e ali... E devo também agradecer ao Rui Barbosa do blog Carris que me tem facultado imensa informação... Uma coisa e não saberem facultar uma simples informação, outra bem distinta e dar uma informação falsa. Que foi o caso. Pois não e proibido ir as Minas dos Carris. E tem muito para ver e aprender, e fica logo ali ao lado o segundo Pico mais alto de portugal continental. E um local espectacular, tanto pela sua beleza e encanto, como também pela sua historia...

    ResponderEliminar